CIDADES
Moradores das regiões Norte e Leste apresentam propostas para a Revisão do Plano Diretor
Dentre as demandas e propostas apresentadas pela comunidade está a inclusão no perímetro urbano do Plano Diretor dos loteamentos Sonho Meu e Sonho Novo.
 
																								
												
												
											
Recursos naturais, principalmente hídricos, que potencializam o turismo e a produção agrícola são algumas das características das regiões Norte e Leste, que foram discutidas em reunião Comunitária de Revisão do Plano Diretor, na manhã deste sábado, 12. O evento aconteceu na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na Arno 42.
A importância de se ouvir as propostas da comunidade, para a região onde residem foi ressaltada na abertura do evento pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Ephim Shluger. “O Plano Diretor é um processo contínuo, após aprovado vira um instrumento de trabalho, é o planejamento para estruturar melhor a cidade. Isto é, deve ser participativo, o diálogo com a comunidade é muito importante nesse processo para que o gestor não fique isolado no gabinete”, ressaltou.
Potencialidades
Na parte urbana, a utilização do Lago de Palmas para o turismo e lazer é um dos potenciais da região Norte, a exemplo da praia da Arnos, e toda a margem a ser explorada. Outro potencial é de urbanização de interesse turístico. Já na parte rural a região tem vocação para a produção da agricultura familiar.
Já a parte Leste abriga o que pode se chamar de “Caixa D´água de Palmas” em razão da quantidade de afluentes que abastecem a cidade, como os ribeirões Taquarussu Grande, e Taquarussusinho, dentre outros. A proposta é a implantação de projetos de preservação das águas.
Outro potencial apresentado foi à construção na região da unidade de pesquisa da Embrapa, que pode ser fonte de desenvolvimento de projetos pelos produtores rurais da região.
Comunidade
Dentre as demandas e propostas apresentadas pela comunidade está a inclusão no perímetro urbano do Plano Diretor dos loteamentos Sonho Meu e Sonho Novo, que já possuem características urbanas, mas que estão na zona rural. “Estamos a sete quilômetros do Palácio, mas não temos serviços básicos, nossa proposta é que após o Água Fria, seja incluído no perímetro urbano do Plano Diretor”, disse o presidente da Associação de Moradores do Sonho Meu, Raimundo Nonato da Silva Júnior.
A regularização do setor Lago Norte, também com inclusão no perímetro urbano foi a proposta do morador do local, Pastor Ari. Já o chacareiro Geany Aguiar, além da inclusão do Sonho Meu no perímetro urbano, propôs “a criação de um parque de proteção na nascente e entorno do córrego Água Fria”.
Na ocasião, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais, Ricardo Ayres, explicou que: “várias demandas colocadas pela sociedade já estavam sendo observadas pela equipe técnica e deverão ser incorporadas ao texto final do plano, a exemplo do planejamento de áreas de contenção e transição entre o rural e o urbano. Com isso, poderá ser possível regularizar imóveis e ocupações forma ordenada e planejada”.
Agenda
A reunião na região Norte, foi a quarta de uma série de cinco, onde estão sendo coletadas propostas para a elaboração das diretrizes de desenvolvimento do Plano Diretor de Palmas. A próxima reunião acontece o dia 19 de agosto, Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, no setor Bertaville, em conjunto com a audiência pública do Plano Plurianual (PPA). “Esta reunião em conjunto é uma inovação que acontece em Palmas que é muito importante para a cidade, já que o Plano Diretor orienta as outras políticas de desenvolvimento do município, como o PPA”, ressaltou Shluger.
(Com informações Prefeitura de Palmas)
 
																	
																															CIDADES
Em Guaraí, Edy César da SPU-TO garante a doação de imóvel para atendimento de crianças atípicas
 
														Medida integra o Programa Imóvel da Gente, iniciativa do governo federal

- 
																	   ECONOMIA7 dias atrás ECONOMIA7 dias atrásCampanhas Palmas Black, Mais Emprego e Comércio Luz são lançadas para impulsionar a economia palmense 
- 
																	   Estado4 dias atrás Estado4 dias atrásMPTO abre inscrições para workshop sobre violência contra a mulher 
- 
																	   NEGÓCIOS3 dias atrás NEGÓCIOS3 dias atrásEspecialista em mercado internacional participa de workshop sobre estratégias de investimentos imobiliários para empresários de Palmas 
- 
																	   FLASH SOCIAL6 dias atrás FLASH SOCIAL6 dias atrásNasceu o pequeno Eduardo Chaves Malheiro Fortes 
- 
																	   Em Pauta3 dias atrás Em Pauta3 dias atrásGoverno Federal fortalece a inclusão produtiva no Tocantins com programas voltados ao desenvolvimento social 
- 
																	   EDUCAÇÃO4 dias atrás EDUCAÇÃO4 dias atrásAlunos da Rede Municipal de Palmas participam da Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb) 
- 
																	   CIDADES4 dias atrás CIDADES4 dias atrásPorto Nacional realiza leilão de bens para otimizar a gestão patrimonial na próxima sexta-feira, 31 de outubro 
- 
																	   PALMAS3 dias atrás PALMAS3 dias atrásEm celebração ao Dia do Servidor, Governo do Tocantins promove ciclo de palestras sobre IA nesta quarta, 29 
 
								 
								

 
											 
											 
											 
											 
											
 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
								