PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Moradores das regiões Norte e Leste apresentam propostas para a Revisão do Plano Diretor

Dentre as demandas e propostas apresentadas pela comunidade está a inclusão no perímetro urbano do Plano Diretor dos loteamentos Sonho Meu e Sonho Novo.

Publicado em

 

Recursos naturais, principalmente hídricos, que potencializam o turismo e a produção agrícola são algumas das características das regiões Norte e Leste, que foram discutidas em reunião Comunitária de Revisão do Plano Diretor, na manhã deste sábado, 12. O evento aconteceu na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na Arno 42.

A importância de se ouvir as propostas da comunidade, para a região onde residem foi ressaltada na abertura do evento pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), Ephim Shluger. “O Plano Diretor é um processo contínuo, após aprovado vira um instrumento de trabalho, é o planejamento para estruturar melhor a cidade. Isto é, deve ser participativo, o diálogo com a comunidade é muito importante nesse processo para que o gestor não fique isolado no gabinete”, ressaltou.

Potencialidades

Na parte urbana, a utilização do Lago de Palmas para o turismo e lazer é um dos potenciais da região Norte, a exemplo da praia da Arnos, e toda a margem a ser explorada. Outro potencial é de urbanização de interesse turístico. Já na parte rural a região tem vocação para a produção da agricultura familiar.

Já a parte Leste abriga o que pode se chamar de “Caixa D´água de Palmas” em razão da quantidade de afluentes que abastecem a cidade, como os ribeirões Taquarussu Grande, e Taquarussusinho, dentre outros. A proposta é a implantação de projetos de preservação das águas.

Leia Também:  Ministério Público requer desocupação de área de preservação de córrego

Outro potencial apresentado foi à construção na região da unidade de pesquisa da Embrapa, que pode ser fonte de desenvolvimento de projetos pelos produtores rurais da região.

Comunidade

Dentre as demandas e propostas apresentadas pela comunidade está a inclusão no perímetro urbano do Plano Diretor dos loteamentos Sonho Meu e Sonho Novo, que já possuem características urbanas, mas que estão na zona rural. “Estamos a sete quilômetros do Palácio, mas não temos serviços básicos, nossa proposta é que após o Água Fria, seja incluído no perímetro urbano do Plano Diretor”, disse o presidente da Associação de Moradores do Sonho Meu, Raimundo Nonato da Silva Júnior.

A regularização do setor Lago Norte, também com inclusão no perímetro urbano foi a proposta do morador do local, Pastor Ari. Já o chacareiro Geany Aguiar, além da inclusão do Sonho Meu no perímetro urbano, propôs “a criação de um parque de proteção na nascente e entorno do córrego Água Fria”.

Na ocasião, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais, Ricardo Ayres, explicou que: “várias demandas colocadas pela sociedade já estavam sendo observadas pela equipe técnica e deverão ser incorporadas ao texto final do plano, a exemplo do planejamento de áreas de contenção e transição entre o rural e o urbano. Com isso, poderá ser possível regularizar imóveis e ocupações forma ordenada e planejada”.

Leia Também:  Crea-TO solicita à Prefeitura de Talismã a retificação de edital do VIII concurso público

Agenda

A reunião na região Norte, foi a quarta de uma série de cinco, onde estão sendo coletadas propostas para a elaboração das diretrizes de desenvolvimento do Plano Diretor de Palmas. A próxima reunião acontece o dia 19 de agosto, Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, no setor Bertaville, em conjunto com a audiência pública do Plano Plurianual (PPA). “Esta reunião em conjunto é uma inovação que acontece em Palmas que é muito importante para a cidade, já que o Plano Diretor orienta as outras políticas de desenvolvimento do município, como o PPA”, ressaltou Shluger.

 

 

(Com informações Prefeitura de Palmas)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

Em Guaraí, Edy César da SPU-TO garante a doação de imóvel para atendimento de crianças atípicas

Published

on

Medida integra o Programa Imóvel da Gente, iniciativa do governo federal
O superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy César, representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oficializou nesta quarta-feira, 29, mais uma doação de imóvel da União, desta vez ao município de Guaraí (TO). Com uma área de 360 metros quadrados, o prédio, que atualmente está abandonado, será utilizado para a implantação do Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da Rede Municipal de Ensino de Guaraí.
“Esse é um prédio abandonado antigo da União, um problema social aqui no município, e doar esse prédio para a prefeitura é essencial para o desenvolvimento desse lindo projeto”, destacou Edy César.
A prefeita de Guaraí, Maria de Fátima Coelho reforça a importância deste momento para a comunidade. “Estamos muito felizes de receber essa doação, que com toda a certeza será bem aproveitada. Esse é um sonho nosso, e vamos tornar realidade para atender a nossa população guaraiense e melhorar a qualidade de vida dessas crianças”, afirmou.
O imóvel, que antes funcionava como um Centro de Atendimento a Crianças, passa a ser responsabilidade do município quanto à regularização no Cartório de Registro de Imóveis, bem como pela obtenção de todos os licenciamentos, autorizações e alvarás necessários para a execução de sua finalidade. Além da obrigatoriedade de realizar as adequações necessárias no imóvel para a promoção da acessibilidade.
Imóvel da Gente
A doação do imóvel ocorreu por meio do Programa Imóvel da Gente, iniciativa do governo federal que visa regularizar e destinar imóveis da União para políticas públicas municipais, garantindo que esses ativos sejam utilizados de forma socialmente responsável.
Desde sua criação, o programa já destinou 1.238 imóveis em todas as regiões do país, beneficiando milhares de famílias e fortalecendo ações municipais em diversas áreas sociais. No estado do Tocantins, o programa já entregou 24 imóveis, atendendo diretamente 2.776 famílias em 16 municípios, demonstrando o impacto significativo da iniciativa na promoção do desenvolvimento local e na ampliação do acesso a serviços públicos essenciais.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Shows levam milhares de pessoas às praias Porto Real e Luzimangues
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA