PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

DIGNIDADE

Projeto primeira infância é lançado pela Prefeitura de Gurupi

Publicado em




Construir políticas públicas que garantam a dignidade da vida humana, a partir de ações voltadas a crianças de até seis anos assegurando o acesso à saúde, escola, água potável e alimentação digna. Esse é o propósito do projeto Gurupi pela Primeira Infância promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

“Nós já temos essa preocupação com as crianças do nosso Município e esse projeto vem para fortalecer e envolver a comunidade, as famílias dessas crianças, nessa política pública multidisciplinar abrangendo várias áreas importantes para o favorecer o bom desenvolvimento das nossas crianças”, disse a prefeita Josi Nunes.

O Gurupi pela Primeira Infância inicia nesta sexta-feira, 25, na Escola Municipal Valnir de Souza Soares e seguirá até o mês de dezembro, alcançando todas as 26 escolas e Centros de Educação Infantil (CEMEIs) do Município que atendem crianças de 1 a 6 anos de idade.

Leia Também:  Léo Santana é a primeira participação confirmada no DVD da Manu Bahtidão

As atividades serão voltadas às crianças e também aos pais e responsáveis e incluem vacinação (DTP (tríplice), VOP (Poliomielite), Varicela e Febre amarela), avaliações de Índice de Massa Corporal (IMC) e de sinais vitais, orientações sobre escovação e entrega de kits de higiene bucal, atividades recreativas com o projeto Vida Saudável, educativas, e apresentações culturais e oficinas.

Para os pais haverá palestras com os temas: doenças transmissíveis, primeiros socorros e acidentes domésticos, vacinação (Bivalente – COVID, influenza, DT (antitetânica), febre amarela e hepatite B), um momento de conversa com a prefeita Josi Nunes e também apresentação das crianças da unidade escolar onde estiver acontecendo a ação.

A primeira unidade a receber a ação será a Escola Municipal Valnir de Souza Soares nesta sexta, 25. Na próxima semana serão as escolas José Pereira(28/08), Vila Nova (29/08), Elizeu de Carvalho (30/08) e Domingos Barreira de Amorim (31/08). E nos meses de setembro a dezembro serão realizadas nas demais unidades escolares.

“Contamos com a presença dos pais de crianças dessa faixa etária, 1 a 6 anos, pois esta é uma ação muito importante e uma oportunidade de junto com a comunidade construirmos políticas públicas que ajudem na melhoria da qualidade de vida dessas crianças”, reforçou a Prefeita.

Leia Também:  Beleza auxilia no tratamento oncológico

Sobre a ação

A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Primeira Infância. Uma campanha que visa contribuir na promoção de ações para a melhoria dos indicadores dessa faixa etária. No âmbito estadual o tema é Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, cujo termo foi assinado pelo governo estadual, prefeitos e gestores públicos dos municípios em maio deste ano.

O projeto prevê objetivos comuns como: reiterar o compromisso com o Pacto Nacional pela Primeira Infância; aproximar esforços das instituições públicas e capacitação da sociedade e dos servidores públicos sobre o tema; acompanhar os indicadores estaduais e municipais que apontam resultados de Políticas de Atenção à Primeira Infância; desenvolver ações voltadas a esse público-alvo e elaborar ou revisar o Plano Plurianual (PPA) e peças orçamentárias que constem, de forma clara e transparente, a identificação dos recursos investidos na priorização da primeira infância.

CIDADES

Programa de mobilidade urbana da Prefeitura de Palmas é aprovado pela Associação Nacional de Transportes Públicos

Published

on




O programa Saber para Servir, iniciativa da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transporte Público (Semobt), foi aprovado no Portal de Boas Práticas da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), dentro do Prêmio Plínio Assmann, na categoria Gestão Transformadora (Governança e Transparência). Confira aqui.

Iniciativa voltada à formação continuada dos servidores públicos com foco em humanização, diálogo e responsabilidade social, surgiu a partir do entendimento de que para melhorar a cidade, é preciso cuidar primeiro de quem trabalha por ela, partindo do princípio que a qualidade dos serviços direcionados à população depende de uma equipe alinhada, técnica e humana.

Organizada por um comitê gestor com representantes de diferentes setores da Semobt, a iniciativa está alinhada ao Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob), instituído pelo Decreto N.º 2.618, instrumento que orienta as ações, investimentos e diretrizes da mobilidade urbana em Palmas.

Com foco na capacitação continuada dos servidores e a melhoria dos serviços prestados à população, foram promovidos debates sobre acessibilidade, saúde mental, segurança viária, equidade de gênero, direitos humanos e direção responsável.

Leia Também:  Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens

Além disso, em 2025, o programa realizou iniciativas sociais no Jardim Taquari, região sul de Palmas. Ao longo de 15 atividades, mais de 300 servidores e convidados participaram das ações, fortalecendo o senso de pertencimento e uma cultura de trabalho mais colaborativa.

Boas Práticas

O Portal de Boas Práticas em Mobilidade Urbana, criado pela ANTP, reúne experiências inovadoras e replicáveis implantadas com êxito no setor da mobilidade urbana. A iniciativa também reconhece projetos de destaque por meio do Prêmio Plínio Assmann, que busca estimular a implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, promover a troca de experiências exitosas e ampliar o acesso a boas práticas entre municípios e organizações.

Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA