Estado
Tom Lyra realiza primeira reunião com equipe e define forma de trabalho
O novo secretário da Indústria e Comércio se reuniu com a equipe para conhecer a estrutura.
O ex-vice governador do Tocantins e empresário, Tom Lyra, passou a responder pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), conforme ato publicado no Diário Oficial nº .5.486, desta terça-feira,19. O novo secretário assume o cargo anteriormente ocupado pelo também empresário e ex-gestor público, Ridoval Darci Chiareloto, exonerado, a pedido, no dia 7.
O novo secretário da SICS, que também exerce o cargo de presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), responderá pelas duas pasta, sem prejuízo de suas atuais atribuições.
Como primeira ação à frente da pasta, Tom Lyra se reuniu com a equipe da SICS, na manhã desta quarta-feira,20, para conhecer a atual estrutura e o funcionamento da pasta com o objetivo de definir como as ações serão conduzidas, de acordo com o seu método e planejamento de trabalho com foco em resultados.
Ao conhecer a equipe, o novo secretário da SICS explicou as suas características de trabalho, que são pautadas pelo compromisso, respeito, clareza, harmonia e foco, e, para exemplificar citou o filósofo Aristóteles “A única forma de aprendizado é o exemplo”. Para Tom Lyra, o grupo de trabalho é absolutamente importante e fator decisivo para qualquer desenvolvimento de ações. ”Caminharemos juntos com respeito e consideração”, acrescentou.
O novo secretário da SICS contou que já recebeu diversas manifestações de confiança e apoio das instituições empresariais como Acipa e Fieto por ter assumido o comando da pasta considerada estratégica para o estado.
Tom Lyra disse ainda que apesar da total autonomia para reestruturar a pasta, a princípio, não pretende promover muitas mudanças na equipe. Sobre a Adetuc, o secretário disse ainda que acertou com o governador Mauro Carlesse que a Agência não sofresse prejuízo com a nova função assumida.
Trajetória
Tom Lyra também relembrou um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional, que foram marcados pela determinação e ousadia. Natural de Araguacema (TO), o novo secretário é graduado em Óptica e Optometria pelo Instituto Filadélfia. Atuou em grandes empresas multinacionais como Kenerson, CMC, Master Glasses, Rodenstock, Zeiss e foi responsável pela organização/reestruturação de regiões de atuação dessas empresas no mercado brasileiro e latino americano.
“Eu sabia aonde eu ia chegar desde os quatorze anos de idade, por isso peço que acreditem, confiem no meu trabalho e com a ajuda de vocês vamos trazer um novo tempo para a Indústria e Comércio do Estado”, conclamou.
Elogios ao ex-gestor
Tom Lyra disse que sente muito pelo ex-secretário Ridoval ter deixado a pasta, já que foi um gestor que se empenhou no trabalho e agregou muito às ações da SICS.
Estado
Governo do Tocantins estabelece normativa de segurança para serviços digitais da ATI
Governo publica Instrução Normativa ATI nº 2/2026 com diretrizes para proteção de dados, controle de acesso e conformidade com a LGPD nos serviços digitais estaduais.
Governo do Tocantins estabelece normativa de segurança para serviços digitais da ATI
O governo do Tocantins publicou a Instrução Normativa ATI nº 2/2026, estabelecendo diretrizes de segurança e controle de acesso aos serviços digitais da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-TO). O documento, publicado no Diário Oficial nº 7034 desta terça-feira, 07, define requisitos essenciais para governança, proteção de dados e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Abrangência da normativa
A regulamentação se aplica a servidores efetivos, comissionados e estagiários, além de colaboradores terceirizados, consultores, fornecedores e agentes de outros órgãos que utilizem sistemas geridos pela ATI-TO. Também abrange os cidadãos que acessam os serviços digitais estaduais.
Controle de acesso e autenticação
Entre as principais determinações, a norma estabelece que cada conta de usuário deve ser individual, vinculada ao CPF e ao nome completo do titular, com associação à unidade, função e tipo de vínculo. O uso de contas compartilhadas, genéricas ou anônimas está vedado.
Toda concessão, alteração ou revogação de acesso deve ser documentada e rastreável. A normativa consolida o princípio do menor privilégio, segundo o qual o usuário deve ter acesso apenas ao necessário para o desempenho de suas atividades. Para perfis com acesso privilegiado, a elevação de privilégio deverá ser temporária, justificada e formalmente autorizada.
Proteção de dados e segurança cibernética
Para os serviços digitais oferecidos ao cidadão, a ATI passa a orientar a adoção obrigatória de mecanismos como:
- Criptografia de dados em repouso e em trânsito;
- Segregação entre ambientes de produção, homologação e desenvolvimento;
- Proteção contra ataques cibernéticos;
- Registros detalhados de acesso, operação e transação.
A normativa também prevê medidas de transparência sobre o tratamento de dados pessoais, garantindo ao cidadão direitos de acesso, correção e informação sobre o uso de seus dados, em consonância com a LGPD.
Governança e responsabilização
Os órgãos responsáveis pelos serviços digitais deverão manter documentação atualizada, realizar testes periódicos de segurança e comunicar imediatamente qualquer incidente à Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Núcleo de Inteligência e Resiliência de Tecnologia da Informação (ETIR/NIRTI).
Declarações das autoridades
Segundo o presidente da ATI, Alírio Felix Martins Barros, a medida reforça a segurança da administração pública. “Com essa regulamentação, o Tocantins reforça uma diretriz essencial para a administração pública, que é garantir que o acesso aos sistemas e aos dados ocorra com segurança, responsabilidade e rastreabilidade. É uma medida que fortalece a proteção das informações do Estado e amplia a confiabilidade dos serviços digitais oferecidos ao cidadão”, destacou.
O superintendente de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação, Anderson Menezes, ressaltou a importância da conformidade legal. “Essa normativa consolida parâmetros fundamentais para a segurança, a rastreabilidade e a conformidade dos serviços digitais do Estado com a Lei Geral de Proteção de Dados. Trata-se de uma medida que fortalece essa proteção, reduz riscos e assegura maior responsabilidade na gestão dos acessos, em benefício da administração pública e do cidadão”, afirmou.
Vigência e revisão
A Instrução Normativa ATI nº 2/2026 entrou em vigor e poderá ser revisada sempre que houver alteração legislativa, mudança tecnológica significativa ou recomendação técnica dos órgãos competentes.
-
CIDADES6 dias atrásProcesso sobre contratos da Educação de Gurupi gera R$ 21 mil em multas e nova investigação é aberta
-
CIDADES3 dias atrásRodovia TO-365 sentido Trevo da Praia será reinaugurada com grande festa, presença do governador Wanderlei Barbosa com a população e apoio de Eduardo Fortes
-
NEGÓCIOS4 dias atrásPalmas Shopping recebe Expo Conectadas com foco em empreendedorismo e conexão feminina
-
GERAL3 dias atrásTransparência no uso de veículos oficiais e controle na aquisição e consumo de combustíveis são alvo de recomendações do MPTO
-
PUBLICIDADE LEGAL4 dias atrásEdital de Convocação Associação dos Produtores Rurais da Serra do Lajeado
-
Edicao Digital4 dias atrásEdição Digital de 22 de Abril de 2026
-
GERAL3 dias atrásMais sabor, Zero Açúcar Em 2023, o Brasil consumiu 515,9 milhões de litros de Coca-Cola Zero Açúcar, um avanço de 28,9% em relação ao ano anterior
-
PUBLICIDADE LEGAL4 dias atrásAto Aviso de Errata Prefeitura Municipal de Dianópolis – TO




