PALMAS

PALMAS 33 ANOS

Secretário da Segurança Pública prestigia programação festiva com inaugurações de escola militar

Publicado em

PALMAS

Programação iniciou com o tradicional corte do bolo na Feira da Arno 33

Palmas, a capital de todos os tocantinenses, celebra 33 anos de criação nesta sexta-feira, 20 de maio. E nesta festa, o Governo do Tocantins não poderia ficar de fora, tanto que presenteou a população palmense com a inauguração do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya e entrega da Alça Norte da Avenida NS-15, ambas cerimônias conduzidas pelo governador Wanderlei Barbosa. O secretário da Segurança Pública Wlademir Costa prestigiou os eventos que contaram ainda com as presenças dos demais secretários de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, da prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro, e da comunidade local.

A programação começou logo cedo com o tradicional corte do bolo de aniversário realizado na Feira Coberta da Arno 33, onde a prefeita Cínthia fez questão de destacar as figuras históricas que ajudaram a construir a Capital. “A história de muita gente se confunde com a história da cidade e isso faz com que cada vez mais tenhamos motivos para comemorar.  Palmas é a capital de todos os tocantinenses, cidade de homens e mulheres que ousaram construir uma cidade do nada. Os nomes de Fenelon Barbosa e Maria Rosa [pais do Governador] estão gravados na história de Palmas. Muitos deram a sua colaboração para que Palmas se tornasse a cidade que é hoje”, destacou.

Leia Também:  Juliana Passarin toma posse como Secretária de Administração de Gurupi

Ao inaugurar a unidade escolar, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da Capital para o desenvolvimento do Estado. “Este é um grande presente para Palmas que é uma cidade maravilhosa e acolhedora, se transformou em um polo de saúde e também em um polo de educação. As pessoas procuram Palmas para buscar o melhor atendimento em saúde e para estudar. Esta escola é para todos os palmenses e vai contribuir muito para a formação dos nossos alunos”, ressaltou.

Foram investidos na construção da nova unidade escolar, mais de R$ 16 milhões, sendo R$ 11,1 milhões de recursos do próprio Estado. A nova unidade educacional vai substituir o Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II, localizado também na 206 Norte.

Na entrega da Alça Norte da Avenida NS-15, o Chefe do Executivo destacou que o trecho, que corresponde ao entroncamento da TO-010, na saída para Lajeado, até a Avenida Teotônio Segurado, tem a extensão de 2,5 km de pista dupla. “Entregamos hoje a primeira etapa desta obra que tem proposta de desafogar o trânsito. A via pavimentada tem a qualidade necessária para o tráfego de veículos pesados, com sinalização e iluminação e já está toda urbanizada. Vai melhorar a mobilidade urbana e o escoamento da produção”, pontuou o governador.

Leia Também:  Governo aplica capa asfáltica em novo trecho da Avenida NS-15

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, também parabenizou a Capital pelos seus 33 anos e falou sobre os serviços prestados pelas forças de segurança.  “Palmas é sem dúvida uma cidade bastante acolhedora e em franco crescimento, o que requer de todas as forças de segurança empenho total em suas ações. São homens e mulheres que trabalham diuturnamente para proporcionar mais segurança para a população, contribuindo assim para o desenvolvimento da nossa Capital”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PALMAS

Prevenção de queimadas em Palmas já cumpre decreto do Governo Federal

Publicados

em

Palmas deve intensificar suas ações de combate às queimadas e seguir o Decreto 11.100/2022 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/d11100.htm), do Governo Federal, publicado nesta quarta-feira, 22, no Diário Oficial da União. Conforme previsto na legislação, ficam suspensas as permissões para uso do fogo em todo o território nacional, pelo prazo de 120 dias, contados a partir da publicação da lei, prática que já vem sendo adotada por Palmas, que tem a ambição de minimizar os efeitos do fogoi no meio ambiente local.

Vale destacar, que o período mais crítico para queimadas, em Palmas, se dá entre os meses de julho a outubro, que também é o mais seco do ano. A medida normalmente é adotada todo ano quando tem início o período de seca, de forma a prevenir os incêndios. Este trabalho é coordenador pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas (PrevIncêndio), órgão executivo vinculado à Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Defesa Civil, que juntas têm a tarefa de prevenir a ocorrência de incêndios florestais e urbanos na Capital.

Leia Também:  ETI Fidêncio Bogo recebe 200 quilos de pescado produzidos em fazendinha

Mesmo suspendendo as permissões para uso do fogo, o decreto presidencial prevê algumas exceções, a exemplo das práticas de prevenção e combate a incêndios realizados ou supervisionados por instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais; práticas de agricultura de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas; atividades de pesquisa científica realizadas por Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação; controle fitossanitário por uso do fogo, desde que autorizado pelo órgão ambiental competente, dentre outros.

Em Palmas
Além do trabalho de prevenção, controle e combate a queimadas, desde 2021 o Município vem adotando a recuperação das áreas degradadas pelo fogo, logo após o período seco, com o plantio de árvores de espécies nativas, para recomposição da fauna original.

Os trabalhos de conscientização e sensibilização da população também são iniciados bem no início do período seco, especialmente com palestras em escolas, comunidades rurais e outros setores ligados às atividades agropastoris.

Palmas também conta com uma brigada de combate e controle de incêndios rurais e urbanos, ligada à Superintendência de Defesa Civil e que trabalha em parceria com os órgãos ambientais, do Município, Estado e Federal, Guarda Metropolitana Ambiental, Corpo de Bombeiros, dentre outros.

Leia Também:  Governo aplica capa asfáltica em novo trecho da Avenida NS-15

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA