PALMAS

Cartão Intermunicipal do Idoso

Setas orienta a como obter o Cartão Intermunicipal do Idoso

Publicado em

No Tocantins, julho é mês de férias escolares e temporada de praias, o que motiva as famílias a se reunirem. Para garantir o direito de lazer aos idosos tocantinenses, o Estado do Tocantins , por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), disponibiliza o Cartão Intermunicipal do Idoso,  garantido pela Lei Estadual nº  2.001, de 17 de Dezembro de 2008, que concede aos idosos a gratuidade nos transportes rodoviário e aquaviário intermunicipal  de passageiros do Estado do Tocantins.
O sr Américo Alves de  Castro, 74 anos, recebeu, nesta quinta-feira,28, o seu Cartão do Idoso. Ele conta que é natural de São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão, e veio com o pai morar no Tocantins em 1952.  “Moro em Palmas e tenho familiares nos municípios de Itacajá e Cristalândia. Quero viajar para vê-los mais vezes e o cartão vai me ajudar a economizar”, afirmou.
A técnica do setor de benefícios da Setas,  Lílian Praigida, informa que quem tem direito ao benefício são as pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no Tocantins e que tenham renda de até dois salários mínimos.
“Para obter o Cartão é preciso que a pessoa interessada faça seu cadastro na Secretaria de Assistência Social do seu município ou no Centro de Referência de Assistência Social ( Cras) mais próximo de sua casa”, orienta Lilian.

Setas
Após o envio dos cadastros por parte dos municípios, a Setas é a responsável pelo processamento dos dados e emissão do Cartão do Idoso.
De janeiro a junho de 2022 a Setas já emitiu 8.987 cartões. No último mês de junho foram emitidos 1.225 cartões.
Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de renda (com cópias legíveis), além de duas fotos (3X4)  recentes e coloridas.
Obs: Se a pessoa não tiver comprovação de renda deverá preencher uma declaração, que pode ser obtida no Cras.
Responsabilidade das empresas de ônibus e micro-ônibus (Vans)
As empresas de ônibus devem reservar duas vagas, por viagem, para idosos . Já as empresas de micro-ônibus (Vans) devem reservar uma vaga, por viagem. E, quando excedidas as vagas, as empresas devem dar 50% de desconto no valor da passagem.

Fiscalização

A fiscalização das empresas para o cumprimento da Lei é de responsabilidade da Agência Tocantinense de Regulação (ATR). As reclamações poderão ser feitas pela ouvidoria do órgão  (63) 3218-76
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vereadores aprovam MP que regulamenta serviços da Uber na Capital
Advertisement

CIDADES

Com recurso do Estado do Tocantins, prefeitura de Dianópolis realiza obras de infraestrutura no município

Published

on

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego segue promovendo melhorias na infraestrutura no Tocantins. Os 139 municípios do Estado estão em constante desenvolvimento e os investimentos provenientes do Programa, são destinados para obras estruturantes de zonas urbanas e rurais.

O município de Dianópolis já recebeu a primeira parcela do investimento no valor de R$ 666 mil. A verba será destinada para pavimentação de vias urbanas nos setores Nova Cidade e Santa Luzia. De acordo com o prefeito de Dianópolis, José Salomão Jacobina Aires, o projeto possui grande importância para o desenvolvimento da região. “Os recursos recebidos neste momento estão sendo destinados para a pavimentação de cerca de 27 ruas com 28 mil metros de asfalto. Isso além de ser um impacto positivo para a gestão também promove o bem-estar da população, que é uma das nossas grandes prioridades”, ressalta.

Uma das principais cidades da região sudeste do Estado e com uma população de quase 22 mil habitantes, a cidade vem crescendo cada vez mais com o investimento em infraestrutura, melhorando a qualidade de vida da população. “Dianópolis é palco de vários pontos turísticos e uma cidade em pleno desenvolvimento. A pavimentação das vias urbanas é uma demanda reprimida por muito tempo, agora com a parceria entre Estado do Tocantins e os municípios, ajudará na construção dos asfaltos, promovendo qualidade de vida para a comunidade e turistas”, completa o gestor.

Leia Também:  Procon vai criar atendimento especializado a superendividados

Ainda de acordo com o gestor, o crescimento econômico e populacional dos municípios está associado a vários fatores e principalmente à infraestrutura local.

Até o momento foram investidos R$ 277 milhões distribuídos aos 139 municípios do Tocantins. Os recursos estão sendo aplicados em obras de infraestrutura local, como pavimentação de vias públicas, complexos poliesportivos, praças, parques, pontes, bueiros, ciclovias e centro de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA