PALMAS

ECONOMIA

Da FIETO, Prêmio Mulher que Transforma chega ao Bico do Papagaio e encanta empreendedoras de Tocantinópolis

Publicado em

 
 
O lançamento do Prêmio Mulher que Transforma chegou ao Bico do Papagaio. Na noite desta terça-feira, 19, empreendedoras de Tocantinópolis conheceram a iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), e puderam assistir à palestra O Poder Transformador da Mulher, com a consultora e idealizadora do projeto, Nilmar Ruiz.
 
O Prêmio visa identificar, reconhecer e incentivar as empresas lideradas por mulheres, de forma a contribuir e fortalecer a representatividade feminina no segmento industrial do Tocantins. Bem como, inspirá-las a desenvolverem suas ideias por meio do empreendedorismo, reconhecer,  premiar estas empresas e dar visibilidade às mesmas.
 
Para a palestrante Nilmar Ruiz, o objetivo de trazer o trabalho da Federação ao interior está sendo cumprido em cada etapa do projeto. “Aqui em Tocantinópolis foi , também, um momento muito especial.  Além da acolhida calorosa, o interesse das mulheres em conhecer e participar do prêmio foi muito grande. Essa experiência de mostrar o trabalho que a FIETO faz para o desenvolvimento de todo o nosso Estado, a necessidade da mulher ocupar os seus espaços e o prêmio, em todas as regiões do Tocantins tem sido muito enriquecedora. Aqui, a participação foi muito boa, tivemos a representatividade de diversos segmentos e a oportunidade de envolver as mulheres em um assunto tão importante que é o protagonismo feminino” reforçou a consultora.
 
Tatiane Tavares, que trabalha com bijuterias, as palavras de Nilmar foram inspiradoras e ao mesmo tempo acolhedoras. “Achei muito importante essa palestra porque estamos no interior, e estes acessos são mais difíceis. Aqui há muitas mulheres empreendedoras, então, é de suma importância para cidade que a mulher tenha este reconhecimento e se entusiasme com isso. A mulher precisa desse apoio, de alguém a encorajando. E o exemplo, quando Nilmar diz que fez, que teve quatro filhos, que conseguiu, faz com que eu me sinta capaz”, disse.
 
Já para Ronaire Caline, empreendedora do segmento de vestuário e também digital influencer na região, a história de vida da palestrante será levada como um exemplo. “Nós mulheres, precisamos ouvir e escutar essas histórias inspiradoras, que nos motiva, nos coloca para cima. O exemplo de vida da Nilmar é incrível, mostra que ela é batalhadora. É muito bom para gente que está aqui no Bico do Papagaio, bem no interior, receber e ouvir uma história com tanta inspiração”, afirmou a empresária de Tocantinópolis.
 
A programação de lançamento do Prêmio Mulher que Transforma abrange os 139 municípios tocantinenses, divididos em 12 regiões. O prêmio já foi lançado em Arraias, Dianópolis, Gurupi, Ponte Alta do Tocantins e em Porto Nacional. Nesta quarta-feira, 20,será a vez de Araguatins receber a iniciativa da FIETO.
 
Todas as informações necessárias sobre o prêmio, bem como a ficha de inscrição, podem ser conferidas aqui.

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Pesquisa mostra que produção industrial no Tocantins evoluiu em dezembro de 2021, mas ainda é baixa
Advertisement

ECONOMIA

Sebrae renova convênio com o Sistema FIETO para projeto do Força Mulher

Published

on

Capacitações serão realizadas em diversas áreas, por meio do SENAI.
 
Com o objetivo de despertar nas mulheres o foco na geração de renda através de capacitações, o projeto Força Mulher, realizado pelo Sebrae, renova com o importante aliado, o Sistema FIETO por meio do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

A assinatura da contratação entre Sebrae e o Sistema FIETO, com prazo de um ano para execução, nesta quinta-feira, 18. A parceria, que deseja aliar empreendedorismo com inovação, contemplará, por meio do SENAI, a formação de até 300 turmas para realização de oficinas profissionalizantes nas áreas de refrigeração, construção civil, alimentos e vestuário em vários municípios do Tocantins.

Ao final do processo de capacitação, as mulheres que desejarem empreender receberão mentoria gratuita e um kit para empreender contendo os equipamentos básicos para abertura do primeiro negócio.

Moisés Gomes, diretor superintendente do Sebrae, destacou que o projeto é um importante caminho para as mulheres serem donas de sua autonomia financeira. “O interessante é que elas recebem também cursos em áreas, que até então, eram demandas somente aos homens, como no setor da construção civil, por exemplo. Ou seja, as mulheres estão, cada vez mais, assumindo a competência de posições antes predominantemente masculinas”, comentou.  

Leia Também:  Sine Tocantins disponibiliza 150 vagas de emprego para novo supermercado em Palmas

O presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, enfatizou que somar ao Força Mulher, na execução de cursos da área da educação profissionalizante, maior expertise do SENAI, é gratificante. “O projeto virou referência nacional e agradecemos o reconhecimento e a confiança do Sebrae nesta parceria tão importante para as nossas futuras empreendedoras”, ressaltou.

Presentes

A assinatura do termo contou com a presença do presidente do Sebrae, Rogério Ramos, presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, diretor técnico, administrativo e financeiro do Sebrae, Jarbas Meurer, diretora do SENAI, Márcia Rodrigues, gerente do Sebrae, Magvan Botelho e a analista do Sebrae, Luciana Retes.
 
Projeto Força Mulher

Como alternativa para vencer a crise econômica agravada pela pandemia, o Sebrae idealizou, em 2021, o projeto Força Mulher. O objetivo é proporcionar às mulheres tocantinenses, em situação de vulnerabilidade social, condições necessárias à abertura de novos negócios.

O Sebrae entrou com a capacitação empreendedora e as instituições parceiras com a capacitação profissionalizante.

Foram destinados R$ 9 milhões provenientes do Sebrae Nacional e mais R$1.500.000,00articulados de forma pioneira pelo Sebrae TO no Brasil por meio de emenda parlamentar, que garantiram o custeio das atividades e o kit de materiais e insumos para empreender.

Leia Também:  IPTU: Prazo para pagamento à vista e primeira parcela termina nesta segunda.

Por Aurielly Painkov – assessoria presidência da FIETO

Fonte: FIETO

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA