ECONOMIA
Empresários lançam Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA e reforçam união em defesa do desenvolvimento econômico da Capital
Um grupo de empresários de Palmas lançou, na noite desta quinta-feira (9), o Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA, iniciativa que nasce com o propósito de fortalecer o sentimento de pertencimento, ampliar a união da classe empresarial e incentivar a participação ativa do setor produtivo na construção de estratégias para o desenvolvimento econômico da Capital.

O encontro foi realizado na Ilha do Canela e teve como anfitrião o empresário pioneiro Ruy Adriano, primeiro detentor de Alvará de Funcionamento de Palmas. O evento reuniu empresários de diversos segmentos da economia, além de importantes lideranças do setor produtivo, entre elas o presidente da ACIPA, Joseph Madeira, o presidente da CDL Palmas, Lola Brito, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neres, o presidente da JUCETINS, Sidney, a presidente da ATOS, Maria de Fátima de Jesus além de representantes de entidades empresariais e convidados.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes, e o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Léo Barbosa, que destacaram a importância do fortalecimento do ambiente de negócios, do empreendedorismo e da atuação organizada das entidades representativas do setor produtivo.
Idealizado por empresários palmenses, o Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA surge como um chamado à participação. A proposta é estimular uma cultura de colaboração entre empresários, fortalecer as entidades representativas e ampliar o protagonismo da iniciativa privada na discussão de políticas e ações voltadas ao crescimento sustentável da Capital.
Durante o evento, diversas manifestações ressaltaram a importância de uma classe empresarial cada vez mais unida, participativa e comprometida com o futuro de Palmas. Empresários também defenderam o fortalecimento da ACIPA e citaram o nome do empresário Zé Luiz da 63 como uma liderança para o futuro da entidade, em demonstrações espontâneas de apoio durante o encontro.
Zé Luiz agradeceu as manifestações e afirmou estar á disposição do movimento coletivo empresarial pela continuidade da união no Associativismo e na ACIPA. “Juntos somos mais fortes e a união de todos nos empresários por Palmas faz a diferença”, disse.
Em seu pronunciamento, Ruy Adriano relembrou os primeiros anos de Palmas, a criação da ACIPA e a trajetória de construção da Capital, destacando que o associativismo sempre esteve presente nos momentos decisivos da história da cidade.
“O desenvolvimento de Palmas sempre caminhou junto com a união dos seus empresários. Quando nos organizamos, fortalecemos nossas entidades e trabalhamos por objetivos comuns, quem ganha é toda a cidade”, destacou.
Ao final do encontro, os participantes realizaram um gesto simbólico de união, dando as mãos em defesa do fortalecimento do associativismo, da valorização do empreendedorismo e do compromisso coletivo com uma Palmas cada vez mais forte, competitiva e próspera.
Com o lema “Quem pertence, participa”, o Movimento Sou Palmas, Sou ACIPA pretende promover novas mobilizações, ampliar o diálogo entre os empresários e fortalecer o engajamento da classe empresarial nas pautas estratégicas para o desenvolvimento econômico de Palmas.
ECONOMIA
Construção civil no Tocantins bate recorde na abertura de empresas
Dados da Jucetins mostram que a construção civil no Tocantins teve aumento de 25,9% no número de empresas entre 2023 e 2025. Palmas e Paraíso do Tocantins lideram a expansão regional.
Setor registra expansão e impulsiona mercado empresarial
O número de empresas da construção civil registradas no Tocantins cresceu de forma contínua nos últimos anos, segundo dados do Registro Mercantil da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins).
Entre 2023 e 2025, as constituições no setor passaram de 3.688 para 4.643 empresas, alta de 25,9%. O desempenho confirma um mercado aquecido e uma cadeia produtiva em fortalecimento.
Resultados ano a ano
Em 2024 foram registradas 4.003 novas empresas, o que representou um aumento de 8,5% em relação a 2023. Em 2025, o segmento registrou 4.643 constituições, crescimento de 16% sobre 2024 e o melhor resultado do período analisado.
Os dados de 2026, apurados pela Jucetins até 29 de junho, mostram a continuidade da tendência: foram contabilizadas 2.675 novas empresas no primeiro semestre, indicando que o setor permanece aquecido.
Concentração e expansão regional
A capital Palmas segue como principal polo de expansão. Entre 2023 e 2025 o número de empresas abertas na capital aumentou de 1.472 para 2.163, uma alta de 46,9%.
No interior, Paraíso do Tocantins apresentou o maior crescimento proporcional entre os principais municípios, passando de 118 empresas em 2023 para 180 em 2025, equivalente a 52,5% de aumento.

- Porto Nacional: avanço de 46,5%.
- Gurupi: crescimento de 21,5%.
- Araguaína: alta de 14,3%.
- Colinas do Tocantins: ampliação de 21,5%.
Outros municípios, como Miracema do Tocantins, Dianópolis, Lagoa da Confusão, Miranorte, São Miguel do Tocantins e Alvorada, também registraram aumento na participação do setor, segundo a Jucetins.
Impactos econômicos e declaração oficial
A expansão da construção civil gera efeito em uma ampla cadeia produtiva, envolvendo comércio de materiais, transporte, serviços técnicos, engenharia, arquitetura e mão de obra especializada.
O presidente da Jucetins, Sidney Barros, afirmou que o aumento no número de registros demonstra que mais empreendedores estão investindo no setor e ampliando a capacidade produtiva do Estado.
“Os dados do Registro Mercantil evidenciam que o Tocantins continua oferecendo um ambiente favorável para quem deseja empreender. A construção civil se consolida como um dos segmentos que mais contribuem para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a expansão das cidades tocantinenses”, destacou o presidente.
Fonte
Registro Mercantil da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins). Dados de 2026 contabilizados até 29 de junho.
-
NEGÓCIOS5 dias atrásBotik, marca de skincare do Boticário, cria categoria ‘antiderretimento’ no Brasil e lança o primeiro protocolo que trata a flacidez do emagrecimento rápido
-
ELEIÇÕES 20265 dias atrásIratã Abreu reforça articulação com coordenação estratégica do MDB Tocantins para debate sobre o futuro do Tocantins
-
GERAL5 dias atrásMPTO aciona BRK na Justiça e pede medidas urgentes contra mau cheiro e poluição do ar na ETE Norte, em Palmas
-
ELEIÇÕES 20263 dias atrásJustiça Eleitoral do Tocantins realiza capacitação para partidos sobre novos sistemas das Eleições 2026
-
PALMAS5 dias atrásTCE alerta Eduardo Siqueira sobre uso de tabelas privadas em contratações da Prefeitura de Palmas
-
CIDADES7 dias atrásCom Wanderlei Barbosa e Karynne Sotero, Eduardo Fortes acompanha obras do HGG
-
NEGÓCIOS5 dias atrásDe Buriti para Brasil Terrenos: celebração de nova fase com a campanha milionária “Virada de Prêmios Brasil Terrenos”
-
SAÚDE3 dias atrásRicardo Ayres propõe restabelecer importação legal de medicamentos contra a obesidade e diabetes



