Trânsito e Eventos
Prefeitura de Palmas organiza esquema especial de trânsito para o Futebol Solidário
A Prefeitura de Palmas realizará um esquema especial de controle de tráfego para garantir a segurança do público durante a 7ª edição do Futebol Solidário do Tocantins, que acontece neste sábado, 16, a partir das 16 horas, no Estádio Nilton Santos.
Além da atuação dos agentes municipais de trânsito, o trabalho contará com o apoio da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e da Polícia Militar. As equipes estarão posicionadas nos arredores do estádio e na Avenida Teotônio Segurado, garantindo fluxo seguro de veículos e pedestres e preservando as rotas de fuga em caso de emergências.
A Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os condutores a levarem um “amigo da vez”, responsável pela condução do veículo e que não fará consumo de bebidas alcoólicas durante o evento.
Futebol Solidário
A iniciativa busca promover cooperação e solidariedade na sociedade palmense e reunirá grandes nomes do futebol nacional, como Romário, Popó, Vampeta e Rogerinho. Também estarão presentes o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e o prefeito de Maceió (AL), João Henrique Caldas.
Para ter acesso ao jogo, o torcedor deverá doar 2 kg de alimentos não perecíveis e uma peça de roupa em bom estado. Os ingressos podem ser trocados em qualquer unidade do Quartetto Supermercados, na Casa São Paulo e na Escola do Flamengo. Os donativos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
PALMAS
Luiz Marinho fortalece diálogo com movimentos em Palmas
O ministro Luiz Marinho cumpriu agenda em Palmas com plenária de movimentos sociais, debate sobre direitos trabalhistas e inauguração da Casa do Trabalhador. Ele defendeu o fim da escala 6×1 e a redução da jornada para 40 horas, sem corte salarial, além de destacar a ampliação do emprego formal.
Ministro amplia articulação com movimentos sociais em Palmas
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, realizou uma agenda política em Palmas marcada por encontros com militância partidária, movimentos sociais e lideranças sindicais na terça-feira, 23.
Segundo a assessoria, as atividades incluíram plenária, debates sobre direitos trabalhistas, inauguração da Casa do Trabalhador e reunião com gestores federais no Tocantins.
Plenária e prioridades
Na plenária com a militância e as lideranças locais, Marinho destacou o papel da organização popular na sustentação das transformações econômicas promovidas pelo governo federal.
O ministro relacionou a expansão do emprego formal e a redução do desemprego à adoção de políticas como a valorização real do salário mínimo e à retomada de investimentos federais no estado.

Fim da escala 6×1 e jornada de trabalho
Um dos temas centrais da articulação foi a defesa de mudanças trabalhistas que tramitam no Congresso. Marinho enfatizou a importância do avanço da pauta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 e a redução da jornada máxima semanal de 44 para 40 horas, sem redução salarial.
O ministro argumentou que o atual modelo de jornada causa desgaste e adoecimento da força de trabalho e que uma transição para jornada mais humana pode reduzir faltas por problemas de saúde, beneficiar o SUS e a Previdência Social e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade empresarial.
Parcerias e qualificação profissional
Marinho reafirmou o compromisso do governo em descentralizar políticas públicas para garantir que recursos federais cheguem aos municípios. Segundo a nota, ele ressaltou que os avanços econômicos se consolidam com parcerias entre Governo Federal, estado e municípios.

Outro foco das reuniões foi a formação profissional e o letramento digital para a juventude. O ministro destacou a necessidade de programas de capacitação que ofereçam ferramentas técnicas reais, para além do uso recreativo das redes sociais, e facilitem a inserção no mercado de trabalho.
Entrega e compromissos locais
Na agenda, esteve a inauguração da Casa do Trabalhador e reuniões com gestores federais no Tocantins. Ao encerrar as atividades, Marinho reforçou que o Governo Federal manterá portas abertas para as demandas do estado, estruturando o crescimento econômico com justiça social.
Convocação política
O ministro conclamou a militância e as forças sindicais a pressionarem os senadores tocantinenses para garantir a aprovação definitiva das proposições relativas à jornada de trabalho no Senado.
- Plenária com militância e movimentos sociais;
- Debate sobre fim da escala 6×1 e redução da jornada para 40h;
- Inauguração da Casa do Trabalhador;
- Reunião com gestores federais para alinhar ações no Tocantins;
- Defesa de programas de qualificação e letramento digital para jovens.
As informações constam de nota da assessoria do Partido dos Trabalhadores no Tocantins e da comunicação do Ministério do Trabalho e Emprego.
-
Estado4 dias atrásEm Brasília, Governo do Tocantins conquista 1º lugar nacional no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
-
SAÚDE5 dias atrásPalmas abre inscrições para 13ª Conferência Municipal de Saúde
-
ELEIÇÕES 20264 dias atrásOficina da Vitória 2026: Podemos prepara lideranças em Palmas
-
CULTURA5 dias atrás
Laurez Moreira é homenageado na Corrida de Argola de Figueirópolis
-
Estado4 dias atrásNaturatins inicia terceira etapa das audiências na APA Ilha do Bananal
-
PALMAS3 dias atrásCurso de associativismo da UFT reúne 61 lideranças em Palmas
-
ENTREVISTAS FOLHA CAPITAL4 dias atrásEm coletiva, Polícia Civil detalha conclusão do inquérito da Operação Falsa Emergência
-
FLASH SOCIAL5 dias atrásEsther Malka é brasileira e vive em New York City desde 2019



