PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Pesquisa e inovação

Sabin marca presença no 8º Congresso Tocantinense das Escolas Médicas com palestra sobre a era pós-antibiótico

Publicado em

A crescente resistência das bactérias aos antibióticos é um dos maiores desafios da medicina moderna e será tema da palestra “O papel do médico na era pós-antibiótico”, ministrada pelo infectologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Rafael Nogueira, durante o 8º Congresso Tocantinense das Escolas Médicas (CTEM). O evento acontece de 7 a 9 de novembro de 2025, no Capim Dourado Shopping, em Palmas (TO), reunindo estudantes, professores e profissionais de diversas áreas da saúde. As inscrições podem ser feitas no site congressotocantinense.com.br

De acordo com estudo global publicado na revista The Lancet, o mundo poderá registrar mais de 39 milhões de mortes por infecções resistentes a antibióticos até 2050. A pesquisa aponta que as mortes causadas por resistência antimicrobiana devem crescer cerca de 70% nas próximas décadas, em comparação a 2022. As conclusões reforçam o alerta mundial sobre a necessidade de ações urgentes para prevenir o uso inadequado de antibióticos e conter o avanço dessas infecções.

Segundo Rafael Nogueira, o uso racional dos antimicrobianos é uma responsabilidade compartilhada por toda a classe médica. “O uso inadequado de antibióticos ameaça o que a medicina levou décadas para conquistar. O médico tem papel essencial não apenas no tratamento, mas também na conscientização dos pacientes e colegas sobre o uso responsável desses medicamentos”, explica o infectologista. Ele ressalta ainda que exames laboratoriais de precisão e diagnósticos rápidos são aliados indispensáveis na escolha terapêutica adequada, evitando falhas no tratamento e o agravamento da resistência bacteriana.

Leia Também:  Saúde chama atenção para prevenção e controle da hipertensão arterial

O congresso, realizado pela Medassina, chega à sua oitava edição consolidado como o principal encontro acadêmico das escolas médicas do Tocantins. A programação contará com mais de 35 minicursos práticos, palestras com especialistas de todo o país, apresentações científicas e premiações para os melhores trabalhos e minicursos.

Parceiro do evento, o Sabin Diagnóstico e Saúde reforça seu compromisso com a formação médica e o fortalecimento da ciência no Estado. “Apoiar uma iniciativa que promove aprendizado e integração entre estudantes e profissionais é uma forma de contribuir para o avanço da medicina no Tocantins e para a construção de uma saúde cada vez mais qualificada”, afirma Nayara Borba, gestora do Sabin no Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Em Palmas, mais de 76% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências

Published

on

Agentes da Prefeitura visitaram 422.585 imóveis entre janeiro e novembro de 2025 para verificação de possíveis focos do mosquito

Dados levantados pelos agentes de combate às endemias (ACEs) da Prefeitura de Palmas, entre janeiro e novembro de 2025, revelam que 76% dos focos do Aedes aegypti estão em residências. As informações foram coletadas durante as visitas rotineiras dos ACEs em 422.585 imóveis nesse período. O alto índice de proliferação dentro das casas reforça a necessidade da atuação da população no combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ao todo, foram inspecionadas 303.455 residências, 41.213 comércios, 45.141 terrenos baldios, 2.807 pontos estratégicos e 29.969 outros imóveis, como escolas e prédios públicos. Destes locais, foram registrados focos do Aedes aegypti em 1.242 casas, o que corresponde a 76,14% dos casos. Também foram identificados criadouros em 145 comércios (8,89%), 44 terrenos baldios (2,69%), 127 pontos estratégicos (7,78%) e 73 outros tipos de imóveis (4,47%), como prédios públicos, escolas e etc.

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, reforça que o enfrentamento ao mosquito depende da colaboração direta da população. “A maioria dos focos continua dentro das casas. Isso reforça que o combate ao Aedes é uma responsabilidade compartilhada. A Prefeitura segue atuando com visitas, orientações e formações como a dos brigadistas, mas nenhum esforço será suficiente se cada morador não fizer a sua parte. São ações simples, semanais, que evitam a proliferação do mosquito e protegem a saúde de toda a comunidade”, afirma.

Leia Também:  No próximo sábado começa a campanha de multivacinação nacional em crianças e adolescentes

As visitas e orientações realizadas pelos ACEs são contínuas e fundamentais para conscientizar a população, como a eliminação de recipientes que acumulam água, a limpeza regular de calhas, caixas d’água e quintais, além da vistoria semanal das áreas externas e internas das residências.

Parceria no combate

A Semus promoveu nesta semana o Curso de Brigadistas de Combate ao Aedes no 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIM). A formação é fruto de uma parceria com o Governo do Estado, com foco no fortalecimento institucional para ampliar as ações de prevenção e controle das arboviroses, especialmente por meio da educação em saúde.

Ao todo, 78 militares foram capacitados para atuar no enfrentamento ao mosquito, com treinamento voltado à vigilância ativa, identificação de focos, manejo adequado de recipientes e orientação direta à população. A iniciativa faz parte das estratégias do Vetor Zero e reforça o compromisso da gestão em unir esforços e ampliar a rede de apoio no combate ao Aedes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA