EDUCAÇÃO
Governo investe R$ 3,5 mi para reformar Escola Agrícola de Arraias
O governador Wanderlei Barbosa assinou a Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola Estadual Agrícola David Aires França, em Arraias. O investimento de R$ 3,5 milhões prevê obras em alojamentos, telhado, banheiros, climatização e sistema de combate a incêndio.
Ordem de Serviço autorizada em Arraias
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou em 24 de junho de 2026 a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da Escola Estadual Agrícola David Aires França, localizada em Arraias. O investimento autorizado é de R$ 3,5 milhões e tem por objetivo fortalecer a infraestrutura de uma unidade referência na educação do campo e na formação técnica em Agropecuária.
Serviços previstos na intervenção
A revitalização contempla serviços de conservação e novas instalações. Entre as intervenções previstas estão:
- pintura geral;
- manutenção dos telhados;
- reforma dos banheiros;
- adequações elétricas para climatização;
- construção de quatro blocos de dormitórios;
- instalação de caixa d’água;
- implantação do sistema de combate a incêndio.
Perfil da unidade e público atendido
A Escola Agrícola David Aires França atende 246 estudantes: 71 no Ensino Fundamental do Campo (7.º ao 9.º ano), 165 no Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e 10 na Extensão Quilombola Kalunga do Mimoso.
Do total de alunos, 112 estão em regime de internato. A unidade conta ainda com 83 servidores. A escola recebe estudantes de outros estados, como Bahia, Goiás, Pará e Mato Grosso, e é referência na formação de mão de obra para o mercado.
Resultados e reconhecimento
Neste ano, a escola conquistou o Prêmio Destaque Saeto, reconhecimento concedido às unidades da rede pública com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). Entre os estudantes formados em 2025, 100% foram inseridos no mercado de trabalho ou ingressaram no ensino superior, segundo a Seduc.
Declarações
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a ação reforça o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura escolar e a qualidade do ensino. “A educação é uma prioridade do nosso governo, e este é mais um investimento que estamos realizando para fortalecer a rede de ensino, manter o Selo Ouro em Educação e oferecer melhores condições para estudantes, professores e profissionais da educação”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, destacou o impacto da revitalização para a comunidade escolar e a formação dos estudantes: “A escola transforma vidas e estudantes e educadores receberão futuramente uma unidade totalmente revitalizada, o que representa mais qualidade no ensino.”
O diretor da escola, Túlio Natalino de Matos, chamou a reforma de um marco de valorização para a comunidade escolar: “É uma reforma muito esperada por nós e hoje celebramos dignidade, reconhecimento, valorização e esperança.”
Um dos alunos residentes, Pedro Henrique, de 17 anos, afirmou: “Me sinto agraciado por ter essa oportunidade de morar e estudar em um lugar adequado e com boas condições de ensino.”
Programa estadual
A intervenção integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que promove inaugurações, ampliações e reformas de unidades escolares em todo o estado, de forma contínua.
Impacto esperado
O conjunto de obras deve melhorar as condições de permanência dos estudantes em regime de internato, ampliar vagas de alojamento e garantir infraestrutura de segurança e conforto, como climatização e combate a incêndio. Segundo a Seduc, a melhoria estrutural pretende contribuir para a manutenção dos índices educacionais e ampliar oportunidades para os alunos.
Arraias seguirá acompanhando o cronograma de execução e as etapas de fiscalização definidas pela Secretaria de Educação.
EDUCAÇÃO
Semed e Rotary entregam cadeiras de rodas a alunos da rede municipal de Palmas
Semed e Rotary Club entregaram, em 25 de junho de 2026, cadeiras de rodas e cadeiras de banho a cinco alunos da rede municipal de Palmas, em ação de inclusão e mobilidade.
Secretaria da Educação e Rotary Club entregam equipamentos de mobilidade
Em 25 de junho de 2026, a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), por meio da Superintendência de Educação Inclusiva, e o Rotary Club de Palmas realizaram a entrega de cadeiras de rodas e cadeiras de banho a cinco alunos da rede municipal de ensino.
Cerimônia e público presente
A cerimônia ocorreu no auditório da Semed e reuniu familiares, diretores, equipe técnica da secretaria e representantes do Rotary Club. A iniciativa visa garantir mais autonomia, conforto e qualidade de vida às crianças beneficiadas e aos seus familiares.
Depoimentos
Anice Moura, secretária municipal de Educação, ressaltou a importância da parceria com o Rotary: “É uma satisfação receber as famílias nesta tarde, principalmente porque o motivo é muito especial e nos emociona quando olhamos para cada família. Meu agradecimento ao Rotary por mais essa parceria. A Semed está de portas abertas para novas ações, para que possamos abençoar outras famílias palmenses”.
A mãe do aluno Gabriel Barbosa, Maíra Cristina Silva, destacou a dificuldade para obtenção do equipamento e a emoção do momento: “Como mãe de uma criança especial, sei o quanto é burocrático conseguir uma cadeira de rodas. Hoje é uma realização. Estou feliz porque ele está crescendo, já tem 13 anos, e a cadeira vai ajudá-lo bastante”.
Como foram selecionadas as famílias
Segundo a secretária-executiva da Semed, Cândida Cecília, o levantamento das necessidades partiu das próprias escolas: “Recebemos das unidades educacionais a informação de que algumas famílias precisavam das cadeiras de rodas. Essa ação é fundamental, pois vai acolher as crianças com essa necessidade, facilitando o transporte das crianças”.
Termo de comodato
As famílias beneficiárias assinaram, no ato da entrega, um termo de compromisso em regime de comodato. O documento prevê a devolução dos equipamentos quando eles não forem mais necessários, conforme informado pela Semed e pelo Rotary Club.
Alunos contemplados
- Vitor Hugo Martins Santos (11 anos) – ETI Santa Bárbara
- Gabriel Barbosa Silva Castanheira (13 anos) – ETI Caroline Campelo
- Miguel Silva Lima (6 anos) – Escola Paulo Leivas Macalão
- Gustavo Pereira de Oliveira (4 anos) – Cmei Cantinho da Alegria
- Ada Ester Soares Rodrigues (13 anos) – Escola Tom Jobim
Parceria e compromisso social
A presidente do Rotary Club, Bernadete Aparecida Rezende, participou da entrega e reforçou o comprometimento da entidade com ações sociais voltadas à inclusão e ao bem‑estar da comunidade palmense.
O ato público reafirma o papel das parcerias entre poder público e organizações civis na promoção de políticas de inclusão e de melhoria da qualidade de vida de crianças com deficiência na rede municipal de ensino.
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha
Foto: João Antonio Moraes
-
ELEIÇÕES 20267 dias atrásCaravana de Vicentinho Júnior amplia apoios no Meio Norte do Tocantins
-
PALMAS7 dias atrásPalmas inicia correção de drenagem no Setor Sul e orienta motoristas
-
FLASH SOCIAL7 dias atrásDr. Thiago Tapajós e Rayanne Rodrigues selam união em cerimônia marcada pela felicidade
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásEmendas para rodeios e exposições da Faet superam em mais de R$ 5 milhões recursos destinados ao ensino superior e à pesquisa no Tocantins
-
Estado7 dias atrás18 anos da Lei Seca: Tocantins destaca avanços e ações do Detran
-
Estado4 dias atrásEm Brasília, Governo do Tocantins conquista 1º lugar nacional no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
-
Edicao Digital7 dias atrásEdição Digital de 19 de Junho de 2026
-
SAÚDE4 dias atrásPalmas abre inscrições para 13ª Conferência Municipal de Saúde



