PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

EDUCAÇÃO

Governo investe R$ 3,5 mi para reformar Escola Agrícola de Arraias

O governador Wanderlei Barbosa assinou a Ordem de Serviço para reforma e ampliação da Escola Estadual Agrícola David Aires França, em Arraias. O investimento de R$ 3,5 milhões prevê obras em alojamentos, telhado, banheiros, climatização e sistema de combate a incêndio.

Publicado em




Ordem de Serviço autorizada em Arraias

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou em 24 de junho de 2026 a Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da Escola Estadual Agrícola David Aires França, localizada em Arraias. O investimento autorizado é de R$ 3,5 milhões e tem por objetivo fortalecer a infraestrutura de uma unidade referência na educação do campo e na formação técnica em Agropecuária.

Serviços previstos na intervenção

A revitalização contempla serviços de conservação e novas instalações. Entre as intervenções previstas estão:

  • pintura geral;
  • manutenção dos telhados;
  • reforma dos banheiros;
  • adequações elétricas para climatização;
  • construção de quatro blocos de dormitórios;
  • instalação de caixa d’água;
  • implantação do sistema de combate a incêndio.

Perfil da unidade e público atendido

A Escola Agrícola David Aires França atende 246 estudantes: 71 no Ensino Fundamental do Campo (7.º ao 9.º ano), 165 no Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária e 10 na Extensão Quilombola Kalunga do Mimoso.

Do total de alunos, 112 estão em regime de internato. A unidade conta ainda com 83 servidores. A escola recebe estudantes de outros estados, como Bahia, Goiás, Pará e Mato Grosso, e é referência na formação de mão de obra para o mercado.

Leia Também:  Gratuito: SESI abre matrículas para o primeiro semestre da Nova EJA em Palmas

Resultados e reconhecimento

Neste ano, a escola conquistou o Prêmio Destaque Saeto, reconhecimento concedido às unidades da rede pública com melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Saeto). Entre os estudantes formados em 2025, 100% foram inseridos no mercado de trabalho ou ingressaram no ensino superior, segundo a Seduc.

Declarações

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou que a ação reforça o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura escolar e a qualidade do ensino. “A educação é uma prioridade do nosso governo, e este é mais um investimento que estamos realizando para fortalecer a rede de ensino, manter o Selo Ouro em Educação e oferecer melhores condições para estudantes, professores e profissionais da educação”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, destacou o impacto da revitalização para a comunidade escolar e a formação dos estudantes: “A escola transforma vidas e estudantes e educadores receberão futuramente uma unidade totalmente revitalizada, o que representa mais qualidade no ensino.”

O diretor da escola, Túlio Natalino de Matos, chamou a reforma de um marco de valorização para a comunidade escolar: “É uma reforma muito esperada por nós e hoje celebramos dignidade, reconhecimento, valorização e esperança.”

Leia Também:  Governo do Tocantins protocola substitutivo de MP com indenizações de R$ 1.200 após audiência com categorias

Um dos alunos residentes, Pedro Henrique, de 17 anos, afirmou: “Me sinto agraciado por ter essa oportunidade de morar e estudar em um lugar adequado e com boas condições de ensino.”

Programa estadual

A intervenção integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que promove inaugurações, ampliações e reformas de unidades escolares em todo o estado, de forma contínua.

Impacto esperado

O conjunto de obras deve melhorar as condições de permanência dos estudantes em regime de internato, ampliar vagas de alojamento e garantir infraestrutura de segurança e conforto, como climatização e combate a incêndio. Segundo a Seduc, a melhoria estrutural pretende contribuir para a manutenção dos índices educacionais e ampliar oportunidades para os alunos.

Arraias seguirá acompanhando o cronograma de execução e as etapas de fiscalização definidas pela Secretaria de Educação.

EDUCAÇÃO

Semed e Rotary entregam cadeiras de rodas a alunos da rede municipal de Palmas

Semed e Rotary Club entregaram, em 25 de junho de 2026, cadeiras de rodas e cadeiras de banho a cinco alunos da rede municipal de Palmas, em ação de inclusão e mobilidade.

Published

on




Secretaria da Educação e Rotary Club entregam equipamentos de mobilidade

Em 25 de junho de 2026, a Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), por meio da Superintendência de Educação Inclusiva, e o Rotary Club de Palmas realizaram a entrega de cadeiras de rodas e cadeiras de banho a cinco alunos da rede municipal de ensino.

Cerimônia e público presente

A cerimônia ocorreu no auditório da Semed e reuniu familiares, diretores, equipe técnica da secretaria e representantes do Rotary Club. A iniciativa visa garantir mais autonomia, conforto e qualidade de vida às crianças beneficiadas e aos seus familiares.

Depoimentos

Anice Moura, secretária municipal de Educação, ressaltou a importância da parceria com o Rotary: “É uma satisfação receber as famílias nesta tarde, principalmente porque o motivo é muito especial e nos emociona quando olhamos para cada família. Meu agradecimento ao Rotary por mais essa parceria. A Semed está de portas abertas para novas ações, para que possamos abençoar outras famílias palmenses”.

A mãe do aluno Gabriel Barbosa, Maíra Cristina Silva, destacou a dificuldade para obtenção do equipamento e a emoção do momento: “Como mãe de uma criança especial, sei o quanto é burocrático conseguir uma cadeira de rodas. Hoje é uma realização. Estou feliz porque ele está crescendo, já tem 13 anos, e a cadeira vai ajudá-lo bastante”.

Leia Também:  Mantoan propõe PL para instituir Política de Segurança nas Escolas e Programa Ronda Escolar

Como foram selecionadas as famílias

Segundo a secretária-executiva da Semed, Cândida Cecília, o levantamento das necessidades partiu das próprias escolas: “Recebemos das unidades educacionais a informação de que algumas famílias precisavam das cadeiras de rodas. Essa ação é fundamental, pois vai acolher as crianças com essa necessidade, facilitando o transporte das crianças”.

Termo de comodato

As famílias beneficiárias assinaram, no ato da entrega, um termo de compromisso em regime de comodato. O documento prevê a devolução dos equipamentos quando eles não forem mais necessários, conforme informado pela Semed e pelo Rotary Club.

Alunos contemplados

  • Vitor Hugo Martins Santos (11 anos) – ETI Santa Bárbara
  • Gabriel Barbosa Silva Castanheira (13 anos) – ETI Caroline Campelo
  • Miguel Silva Lima (6 anos) – Escola Paulo Leivas Macalão
  • Gustavo Pereira de Oliveira (4 anos) – Cmei Cantinho da Alegria
  • Ada Ester Soares Rodrigues (13 anos) – Escola Tom Jobim

Parceria e compromisso social

A presidente do Rotary Club, Bernadete Aparecida Rezende, participou da entrega e reforçou o comprometimento da entidade com ações sociais voltadas à inclusão e ao bem‑estar da comunidade palmense.

Leia Também:  Alunos da Rede Municipal de Palmas participam da Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb)

O ato público reafirma o papel das parcerias entre poder público e organizações civis na promoção de políticas de inclusão e de melhoria da qualidade de vida de crianças com deficiência na rede municipal de ensino.

Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha
Foto: João Antonio Moraes

Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA