PROTOCOLO
Segurança do paciente é tema de capacitação em hospital de Paraíso
A equipe multiprofissional do Hospital Regional de Paraíso participa de 22 de fevereiro a 3 de março da capacitação sobre Protocolo de Segurança do Paciente, realizada pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), da unidade hospitalar.
“O objetivo é orientar a equipe quanto à segurança do paciente e trabalhar com as ações que visam corrigir certos eventos adversos, trazendo melhorias no processo de trabalho e mais segurança e tranquilidade ao usuário e à equipe. Sendo assim, pretendemos prestar uma assistência mais efetiva, com menos incidente”, explicou a diretora-geral do hospital, Leiliane Alves.
O curso é ofertado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), o qual, segundo sua coordenadora, Álvaci de Jesus, “tem uma visão de ofertar mais capacitações, qualificações, aperfeiçoamento para toda a equipe hospitalar. Isso é de grande importância para o hospital”, pontuou.
Participante da capacitação, o enfermeiro Rozemar Coelho Morais afirmou que “esta capacitação é importante, porque visa à melhoria no atendimento ao paciente, bem como pretende resguardar os profissionais no processo de trabalho promovendo uma assistência mais segura e eficaz ao usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]”.
Segundo a coordenadora do NSP, Stela Pimenta da Penha, “o Núcleo tem como um dos princípios e diretrizes a melhoria do processo de cuidados. A implantação de uma das metas de segurança do paciente, preconizadas pelo MS (identificação do paciente), evidencia o compromisso da instituição em melhorar a qualidade da assistência prestada ao usuário deste hospital. E principalmente, evidencia o compromisso, dentro da cultura organizacional, de disseminar a cultura de Segurança do paciente, através da transformação do processo de saúde por meio da sensibilidade dos profissionais envolvidos nesse processo”, enfatizou.
SAÚDE
Emenda de Léo Barbosa viabiliza cirurgias oftalmológicas para Rio Sono
Uma emenda de R$ 400 mil do deputado Léo Barbosa financiou um mutirão em Palmas que realizou 140 cirurgias oftalmológicas para moradores de Rio Sono. A prefeitura organizou transporte e logística para garantir os atendimentos.
Emenda parlamentar financia mutirão oftalmológico
Uma emenda parlamentar de R$ 400 mil, destinada pelo deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), custeou um mutirão de cirurgias oftalmológicas para moradores do município de Rio Sono (TO).
Atendimento e procedimentos
O mutirão foi realizado na última sexta-feira (19) e sábado (20) e ocorreu em Palmas. Ao todo, foram realizados 140 procedimentos, entre cirurgias de catarata, pterígio e glaucoma.
Logística e apoio municipal
A Prefeitura de Rio Sono organizou o transporte dos pacientes e toda a logística necessária para garantir o acesso aos procedimentos em Palmas.

Reações das autoridades
A prefeita Valdeia Martins destacou a importância da parceria para atender a demanda da população. Ela afirmou que o recurso permitiu que dezenas de cidadãos tivessem acesso a cirurgias que estavam aguardando há muito tempo e ressaltou os ganhos na qualidade de vida e na capacidade de trabalho dos pacientes.
O deputado Léo Barbosa também comentou a ação, afirmando que investir na saúde é garantir dignidade e bem-estar. Segundo ele, a emenda possibilitou que 140 pessoas recuperassem sua qualidade de vida por meio desses procedimentos e destacou a importância da articulação entre os níveis de governo.
Impacto na saúde pública
A iniciativa integra ações voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município, ampliando o acesso a atendimentos especializados e contribuindo para a redução da fila de espera por procedimentos oftalmológicos.
-
ELEIÇÕES 20267 dias atrásCaravana de Vicentinho Júnior amplia apoios no Meio Norte do Tocantins
-
PALMAS7 dias atrásPalmas inicia correção de drenagem no Setor Sul e orienta motoristas
-
FLASH SOCIAL7 dias atrásDr. Thiago Tapajós e Rayanne Rodrigues selam união em cerimônia marcada pela felicidade
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásEmendas para rodeios e exposições da Faet superam em mais de R$ 5 milhões recursos destinados ao ensino superior e à pesquisa no Tocantins
-
Estado7 dias atrás18 anos da Lei Seca: Tocantins destaca avanços e ações do Detran
-
Estado4 dias atrásEm Brasília, Governo do Tocantins conquista 1º lugar nacional no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
-
Edicao Digital7 dias atrásEdição Digital de 19 de Junho de 2026
-
SAÚDE4 dias atrásPalmas abre inscrições para 13ª Conferência Municipal de Saúde



